Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Uma bióloga apaixonada pela profissão!

domingo, 15 de maio de 2011

Vírus

Vírus?Não .Não é desse vírus que estou falando.Em informática um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que,tal como um vírus biológico,infecta o sistema,faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores,utilizando-se de diversos meios.

Os vírus que vamos abordar aqui são os BIOLÓGICOS mesmo. Aqueles que nos causam mal e nos deixam debilitados. Esses vírus são os únicos seres (se é que podem ser classificados assim) acelulares e, como não têm celula são seres muito simples e pequenos. Muitos autores não os consideram seres vivos, pois fogem á Teoria Celular que diz que "a célula é a unidade morfofisiológica do ser vivo, ou seja, a célula é a unidade básica da vida".
Os vírus são constituídos por uma carapaça proteica chamada capsídeo que envolve o material genético. O seu material genético pode ser DNA, sendo um adenovírus, ou RNA, sendo um retrovírus.
Como são seres sem célula, são obrigatoriamente parasitas intra-celulares e não possuem metabolismo próprio, utilizando da maquinária da célula para desenvolver atividades vitais.
Os vírus são altamente específicos, ou seja, só penetra a célula caso esta tenha em sua membrana "proteínas receptoras" específicas.


Reprodução Viral

Ciclo Lisogênico: O vírus se acopla ao material genético da célula, se reproduzindo apenas quando a célula duplicar seu material genético para a divisão celular. Não ocorre destruição imediata da célula.

Ciclo Lítico: O vírus se acopla ao material genético da célula, destruindo-o imediatamente e passando a "montar" cópias até a lise (quebra) da célula.


Importâncias

Negativa: No homem causa doenças infecciosas. Nos vegetais também causa viroses.
Positiva: O bacteriófago pode ser utilizado no tratamento de infecções provocadas por bactérias. Como lesões na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário